O isolamento provocado pela pandemia do COVID-19 mudou a forma como nos relacionamos e nos movimentamos. Uma das maiores mudanças foi o apoio de ferramentas tecnológicas – seja aplicativo de videoconferências, espaços online para trabalhos em equipes e até o cumprimento legal das horas de trabalho no home-office.
O home-office trouxe, com sua prática, dúvidas tanto para o empregado quanto para o empregador. Não apenas na questão do gerenciamento de atividades, que precisou ser adaptado para a comunicação online, mas principalmente no que se refere às horas de trabalho.
A legislação trabalhista brasileira prevê contratos de até 44 horas semanais, com carga de até 8 horas e, no máximo, 2 horas extras por dia. Entretanto, na necessidade de se adaptar às condições impostas pelos bloqueios sanitários, como respeitar esses limites quando o trabalho é realizado à distância?
Se eu colocar ponto eletrônico online, estarei seguindo a lei?
A resposta é SIM! O Ministério do Trabalho determinou, através da portaria 1510/2009, que empresas com mais de 20 funcionários realizassem o controle de ponto através de um sistema de ponto eletrônico.
Em 2011, foi publicada a portaria 373/2011, elaborada diante das mudanças exigidas pelo mercado de trabalho no controle do horário de trabalho dos empregados das empresas.
Em síntese, a portaria 373/2011 incluiu outras formas válidas de marcação de ponto, facilitando a vida das empresas e de seus funcionários – incluindo o sistema de ponto eletrônico online. É importante ressaltar que para o seguimento correto do pontuado em lei, o sistema adotado precisa seguir algumas exigências.
Os modelos de sistema de ponto eletrônico online precisam:
- identificar todos os funcionários e empresas;
- armazenar as informações e dados de forma segura;
- permitir consulta de horários, jornadas de trabalho e banco de horas;
- ter acesso prático e fácil tanto para os funcionários quanto para os gestores.
Então, se for contratar os serviços de sistema de ponto eletrônico online, sempre verifique se a empresa cumpre os requisitos legais! Lembre-se: o barato, no final, sempre sai caro.
E como funciona o ponto eletrônico online?
O ponto eletrônico online é um método de registro de ponto que permite que as marcações sejam feitas através de um dispositivo com acesso à internet (celulares, computadores, tablets).
Mesmo em outros momentos que não esse do isolamento, o ponto eletrônico online é muito mais vantajoso e econômcio do que os outros sistemas (ponto manual, ponto biométrico etc). Algumas de suas vantagens são:
- economia de dinheiro (principalmente para pequenas equipes);
- controle de funcionários externos (como uma equipe de vendas, por exemplo);
- praticidade de uso (afinal, basta que a empresa ou o funcionário tenha um dispositivo com acesso à internet para o ponto virtual funcionar).
Quero adotar o ponto eletrônico online! Como fazer?
O sistema de controle de ponto online que estamos indicando permite que os funcionários batam o ponto via web e no celular. Assim, tanto funcionários externos quanto os que ficam no escritório conseguem bater o ponto todos os dias!
Para garantir a segurança, você pode também restringir que o ponto seja batido apenas em um local específico (um computador na recepção da empresa, por exemplo). Esse sistema de ponto online conta com relatórios e alertas, permitindo consultas e provisionamentos com muito mais eficiência.
Além de ter um lembrete automático para que os empregados não esqueçam de bater o ponto, o aplicativo da MyWork solicita uma foto do funcionário quando ele for realizar a marcação! E, claro, todos esses dados são armazenados na nuvem, com as mais avançadas práticas de criptografia, permitindo um acesso contínuo e seguro dessas informações!
Tudo isso com um preço super acessível – não importa o tamanho da sua empresa! Mande um e-mail para gente ou clique aqui que vamos pedir para alguém do nosso time entrar em contato para você testar a plataforma GRATUITAMENTE por 15 dias!
Chega de equipamentos caros, complicados e que precisam de constante manutenção! O controle de ponto online da MyWork, além de ser mais barato, é muito mais eficaz e confiável!